A grande maioria da população não percebe o quanto estar perto, conversar, se relacionar e conhecer outras pessoas é incrivelmente proveitoso para as relações comerciais.  Isso mesmo, comerciais. Você pode estar se perguntando -e isso não é ser um aproveitador de oportunidades ? Bom, se você é o tipo de pessoa que não gosta de oportunidades com certeza deve estar com um acúmulo de sonhos frustrados e guardados na gaveta. Uma vez que você se priva de conversar, conhecer, compartilhar suas experiências de vida e seus sonhos com outras pessoas, conscientemente está impedindo de que tudo o que você almeja e por vezes dedicar tantas horas de planejamento, aconteça. É preciso ter consciência de que para alcançarmos nossas metas e sonhos, as pessoas precisam estar envolvidas no processo. 

Nós poderíamos  iniciar esse artigo falando da importância de ter um bom currículo, uma boa formação acadêmica e conhecimentos de línguas, que claro, são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação profissional. Mas para além disso, é necessário levar em consideração que networking, nada mais é do que o ato de criar uma rede de contatos, para isso acontecer é necessário criar vínculos pessoais que te levarão às conexões  profissionais que estão presentes durante a formação acadêmica e participações em palestras, reuniões e conferências, excelentes ambientes para conhecer pessoas interessantes, bem como eventos esportivos, culturais e sociais. A rede deve ser construída de maneira  natural.

 

A importância do networking não se resume  apenas em suprir as eventuais necessidades, progressivamente necessário para  mantermos um local agradável de convivência independente do ambiente em que estivermos introduzidos. Na época atual, vivemos em um mundo  completamente interconectado, deste modo e segundo Carrera (2011), encontramo-nos rodeados de informação, podemos comprar, vender, alugar ou até passar informação em tempo real, tornando-se inviável  nos dias de hoje, pensar  uma sociedade sem tais possibilidades. 

 

No ambiente profissional por exemplo, os funcionários não buscam apenas um bom cargo e salário, eles buscam também um local profissional e agradável, isso gera contribuições para a maior produtividade e consequentemente gera resultados mais satisfatórios para a instituição. É necessário  que os gestores incentivem e ampliem as boas relações profissionais para que os seus funcionários possam ter no ambiente interno e externo da empresa, relações que consequentemente ocasionarão melhores resultados. Tendo em vista que, a instituição   estará contribuindo para a coletividade, por meio da formação de melhores profissionais e cidadãos para a sociedade, serão eles capacitados em inteirados à criação de relações que possam trazer excelentes ganhos, não somente para a empresa, mas para as pessoas e a sociedade em geral.